- Cooperativa de Consumo

No cooperativismo de consumo, a ideia principal é defender economicamente seus associados, que compram quotas de participação quando se inscrevem.

Esse é o tipo mais antigo de cooperativa: a primeira nasceu na Inglaterra, em 1844, período em que itens como farinha de trigo, legumes e frutas eram difíceis de conseguir. Elas podem ser fechadas somente para pessoas ligadas a determinada cooperativa, sindicato ou profissão, ou abertas, recebendo todo o tipo de público. E o que mais diferencia as cooperativas de consumo de um supermercado é a importância que tem o associado, que não é um mero comprador, mas é dono do negócio.

No Brasil, as primeiras cooperativas de consumo surgiram na região sudeste, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, foi fundada em 1913 a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea (Cooper), em Santa Maria, uma iniciativa inspirada nas ideias do cooperativismo europeu.

Naquela época, a Cooper trouxe muitas inovações sociais, como montar um hospital próprio para atender seus associados e oferecer assistência jurídica, e chegou a ser considerada a maior cooperativa de consumo da América do Sul. Além disso, criou uma rede de escolas primárias perto das linhas férreas, para que os filhos dos ferroviários pudessem ser alfabetizados. No seu auge, chegou a atingir cerca de 18 mil cooperados.

Vantagens para o sócio-cooperado:

- Preferencia em licitações de todas as esferas do Estado.
- Isenção de alguns impostos.
- Benefícios do Governo.
- Descontos especiais em empresas por ser cooperado.
- Beneficiamento de produto de forma terceirizada com imposto 0% ( Operação especial).
- Fabricação de produto de forma terceirizada com imposto 0% (Operação especial).
- Venda Mercosul e União Europeia com imposto 0% (Operação especial).
- Venda no Brasil apenas pagando substituição tributária (Operação especial).
- Investimento com retorno garantido pelo fundo criado para este fim.
 (consulte valor de adesão de cotas parte e taxa mensal de manutenção)